Procurar:

Sobre a clarificação do estatuto da espécie humana em relação aos animais, segundo Renato Epifânio

Share it Please


"Mais do que discutir esta questão [direito dos animais frequentarem restaurantes junto dos donos], que em si mesma pode parecer um tanto anedótica, parece-me importante questionar, e é para isso que eu aqui estou hoje, uma certa agenda dos partidos animalistas, chamemos-lhe assim, que de facto é assumidamente antiespecista (...) ou seja, entenda-se, questiona o estatuto da espécie humana, na sua diferença qualitativa, relativamente aos animais. 

Ora eu questiono profundamente e radicalmente essa tendência, não parece nada que isso seja civilizacional. Pelo contrário, penso que isso é uma degradação do conceito de humanidade. Eu bem sei que vivemos tempos difíceis, vivemos tempos de crise do conceito de humanidade, do próprio humanismo (também tenho escrito sobre isso), em prol de um neohumanismo, de uma requalificação do humano, mas também por isso os partidos políticos devem puxar para cima, não puxar para baixo. Devem apresentar-nos paradigmas de facto da requalificação do humano e não dissolver o conceito de humanismo, de humanidade, nessa massa informa da animalidade.

Portanto a minha posição é sobretudo em cada ponto estabelecer e salvaguardar essa diferença irredutível e qualitativa entre humanos e animais."

Renato Epifânio - professor universitário, pensador e escritor.
Programa Prós & Contras - RTP - 05/03/2018

* * *

Em 2008, pronunciei-me neste mesmo espaço sobre esta temática, pelo que vale a pena revisitar esse texto, à data intitulado: "Sobre os animações de estimação".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...