Procurar:

Sobre a importância emocional da celebração do novo ano, e o porquê de assim ser

Share it Please


Horizonte III  - Jesús Curiá (2016)

* * *

Os anos são longos o suficiente para não conseguirem ser anos estritamente de derrota ou de vitória. Encerrar o ano com balanço positivo ou negativo tem menos a ver com as efemérides que se passaram efetivamente do que com a gestão de expectativas que elegemos para legendar o ocorrido. 

A verdade é que, em menor ou maior medida, somos reféns/senhores das expectativas que temos, e há anos que nos marcam mais em aspetos que consideramos cruciais para a felicidade e alegria, e outros que passam pelos pingos da chuva e parecem ser de normalidade, de continuidade ou de espera.

A passagem para o novo ano representa uma mudança formal de acto, na qual a acção pode manter-se ou mudar. É uma convocatória para dar continuidade ou descontinuidade ao ponto de situação, perseguir reforçadamente os objetivos estabelecidos ou firmar novos. Por isso, a celebração do novo ano é feita com enorme carga emocional, porque se conjuga num só e mesmo momento a intensidade (esperada) de um final com a intensidade (esperada) de um reinício.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...