Procurar:

Sobre o livro 'Tipping Point' (Malcolm Gladwell) e o tentar perceber de que é feita a viralidade

Share it Please


'Tipping point' é um interessante livro que versa sobre o tema da criação de modas e tendências. É um best-seller com um estilo de escrita ligeiro e amplamento descritivo. O livro procura difundir uma tese e socorre-se de exemplos particulares que são apresentados como caso de estudo para as generalizações que são veiculadas. Por este motivo o livro é interessante mas não pode ser tomado como rigoroso e factual, pelo menos na tese veiculada em cima da compilação de informação que faz.

Não obstante, a narrativa é pertinente no modo como realça o processo de constituição daquilo que hoje designamos por viralidade, e que no fundo são fenómenos epidémicos envolvendo objetos, ideias, comportamentos, etc. Fala-nos de um "factor pegajoso" que pode ser trabalhado para conseguir captar a atenção e vontade humana, mas também das categorias de intervenientes que ajudam a implementar coletivamente as tendências: as pessoas do tipo conector, as do tipo guia informado, e os comerciais.

Em todo o caso, parece-me que o livro é grande demais para o que se propõe comunicar, tendo partes que parecem excessivamente desenvolvidas e deslocadas (como a parte da Rua Sésamo e das Pistas de Blue). Por outro lado o livro passa a ideia de que é possível controlar e manipular este fenómeno, o que porventura induz em erro: não é por se perceber como algo funciona que se consegue controlar o funcionamento desse algo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...